23 de fevereiro de 2010


A crise está aí para quem quiser ver!

Existe, sim, uma crise de valores, a exaltação do ter nos limita e nos torna dispersos, pois parece que nossa vida existe para que tenhamos um primeiro salário, um carro, uma casa, para que então possamos morrer sossegados em um lar que é próprio, propriedade. O que fazemos aqui?
Existe também uma crise de identidade, pois a humanidade não mais se reconhece. Nem ao certo sabemos o que é humano e em que momento deixou de ser. Animais domesticados e humanos com instintos, quem somos? Nem ao menos sabemos a diferença do certo e do errado, são tantas as culturas diferentes, as surpresas com respostas inesperadas, que com tantas certezas, ainda somos incertos de nossas questões centrais. De onde viemos e para onde vamos?
Conseguimos desorientar nosso Planeta, mas o medo da mudança é tanto que preferimos acreditar que a crise não chegou. Bate à porta do outro, mas eu continuo com o meu salário, o meu carro e a minha casa. A crise esta ai para quem quiser ver, mas quem quer?

13 de fevereiro de 2010

2010: Reflexão!

Conversando com pessoas de diferentes culturas, percebe-se que todos estão conhecendo as interferências ambientais causadas pelas atividades humanas. Porém, a distância entre o conhecer e o atuar é muito grande. Talvez falte percepção, ou talvez vontade, para que exista uma mudança na maneira de viver de cada um. A certeza que nós, do Programa Atuação Ecológica, temos é da falta de reflexão. Conhecer não é o suficiente para ser consciente. Compreender as relações complexas que nos colocam como parte de uma rede e nos torna tão dependentes de nosso Planeta Terra é essencial e por isso, que 2010 será o ano da Reflexão no Atuação Ecológica.
O PAE está organizando uma série de encontros para proporcionar o dialogo e a reflexão, permitindo o conhecimento da diversidade e ao mesmo tempo da unidade, antônimos presentes em nossa rotina e que exigem cada vez mais a compreensão.
Aguarde!

6 de fevereiro de 2010

2010, Natureza em fúria!!!

A NATUREZA ASSUSTA SERES HUMANOS NOS PRIMEIROS MESES DO ANO.
Sua fúria implacável deixou/ deixa milhares de famílias desabrigadas durante as enchentes. Sem falar do primeiro dia do ano, onde o deslizamento de terras matou pessoas em pleno dia de festa em Angra. O tempo enlouquecido ameaçou as plantações de milho e soja, arriscando todo o investimento dos monocultores brasileiros!
As últimas notícias são do calor insuportável, que provocou sensação térmica de 50°C em algumas regiões do país! A Terra já não é mais a mesma!Até quando aceitaremos tais notícias como se nada fosse consequência de nossas próprias ações??? Milhões de árvores derrubadas por dia, queimadas, caça e comércio ilegal de animais, consumo, conforto... Olhos fechados!!! É, pagamos o preço da escolha da maioria, afinal, vivemos uma democracia!