14 de outubro de 2009

273 km² foram desmatados da Amazônia em Agosto

Segundo estudo lançado hoje pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), uma área de 273 km² foi desmatada da Amazônia Legal no mês de Agosto de 2009. Esta é uma área equivalente a 32 mil campos de futebol e tem quase o tamanho da capital mineira, Belo Horizonte, com 330 km².

Mas, parte do desmatamento pode ter ocorrido em meses anteriores, quando 46% (125 km²) dos 273 km² estavam cobertos por nuvens e não puderam ser visualizados. Comparando agosto deste ano com o mesmo mês de 2008, houve um aumento de 167% em locais desmatados. No mesmo período do ano passado foram 102 km². Porém, se compararmos ao mês anterior, julho de 2009, o desmatamento foi bem menor. Segundo o Imazon, em julho foram devastados 532 km² (também uma área maior do que o mesmo período do ano passado: em julho de 2008 o total desmatado correspondeu a quase metade da área de julho deste ano).

O estudo ainda concluiu que o desmatamento foi maior no Pará (76%), seguido por Mato Grosso (8%), Amazonas (6%) e Rondônia (5%). Outros estados registraram em torno de 5% de devastação.

Tamanha destruição no Pará pode ser explicada pela área em que ocorreu mais concentração do desmatamento: o trecho da BR-163, que vai da fronteira com o Mato Grosso até Itaituba; na área de influência da rodovia Transamazônica entre os municípios de Marabá e Uruará e em São Félix do Xingu. Contudo, áreas protegidas do mesmo estado também não escaparam da ação ilegal. Quase metade dos 76% ocorreu nas unidades de conservação Triunfo do Xingu, Floresta Nacional do Jamanxim e Terra Indígena Apyterewa.

Os pontos em vermelho representam áreas desmatadas em agosto; os em preto as regiões cujo desmatamento provavelmente ocorreu em meses anteriores, mas o registro só pode ser realizado agora; as áreas em bege são territórios indígenas e as em verde correspondem unidades de conservação.
Saiba mais no site do Imazon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário